Gomercindo da Silva Pacheco (Guma)

GUMA

Gomercindo da Silva Pacheco (GUMA), Escultor.

1924 - 2008 - Tapes, RS

Escultor de personagens que remetem ao homem dos pampas, Gomercindo da Silva Pacheco nasceu em 1924. Conhecido como GUMA, colocou na madeira, terracota, bronze e pedra-sabão o que sua sensibilidade ditava. A arte entrou em sua vida pelos corredores do Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atual Instituto de Artes (UFRGS), onde era servente.  Lá observava alunos e professores e passou a aventurar-se na escultura de maneira autodidata, incentivado por Fernando Corona. 

Nos anos 80 GUMA abriu um ateliê, onde trabalhou até 2002. Dois anos depois, perdeu sua esposa. Sua obra é seguida por seu filho Luis Fernando que trabalha a partir de muitas formas deixadas por seu pai.

Seu estilo bem definido e pessoal abriu espaço para que fosse acolhido pela classe artística de Porto Alegre. Suas esculturas fazem parte do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e foram exibidas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e em Curitiba. Suas obras estão em coleções públicas e privadas pelo Brasil e no exterior.

*** Retirado do site do artista***