Inôs Corradin

Biografia Inôs Corradin

Nasceu em Piemonte, na Itália.

Estudou em Castelbaldo com o mestre Tardivello e, ao se mudar em 1950 para o Brasil, fixou-se em Jundiaí. Antes de São Paulo, o pintor passou pela Bahia, onde, segundo estudiosos, deu mais leveza a sua obra, como consequência da “doçura baiana”. Lá conviveu com Jorge Amado, Carybé e Mario Cravo Júnior.

Desde 1952 participou de mostras coletivas como o Salão Paulista de Arte Moderna e o Salão Nacional de Arte Moderna e, entre 1954 e 1955, dedicou-se à cenografia. Já expôs individualmente na Itália, Israel, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Holanda e Canadá, além de, naturalmente, em várias cidades brasileiras.

É pintor de paisagens, figuras e naturezas-mortas, praticando uma arte jocosa e humorada, tendendo à estilização e com bons recursos cromáticos. “Sua trajetória ao longo desses mais de 50 anos, o situa entre os grandes artistas brasileiros da atualidade. Em suas obras sempre a marca registrada de um estilo e uma linguagem peculiar que nos permite identificar: Inos” ” C. Fasan.