Paulo Amaral

Paulo Amaral

Tendo abordado várias técnicas como aquarela, serigrafia, óleo sobre tela, e bico-de-pena, presentemente dedica-se à pesquisa de um tema ao qual denominou "Cidades Vazias", produzindo obras de grandes dimensões na técnica de tinta acrílica sobre tela.

Possui extensa trajetória com mais de trinta exposições individuais e sessenta mostras coletivas realizadas em galerias e museus no Brasil e no exterior. Como escritor, Paulo Amaral é autor de textos críticos sobre arte em livros e catálogos e colaborador de jornais brasileiros em que predominam crônicas e ensaios. É também curador, tendo dirigido o Museu de Arte do Rio Grande do Sul por dois períodos ( 1997-1998 e 2003-2006 ). Representa a Galerie d'Art François Mansart, de Paris, França, para seleção e curadoria de artistas.

Uma tradição exigente, por conseqüência. Seu trabalho como artista é sofisticado e com forte conotação urbana, não se limitando às esquinas de um povoado interiorano, ou às de uma província isolada e distante, mas antes liberto e ansioso de sua condição de cidadão do mundo - em suas obras, em óleo sobre tela, em aquarelas e gravuras estão expressas as características de um artista atento aos aspectos plásticos e arquitetônicos das cidades de geografias diversas, à sutileza da identificação de uma profunda solidão humana, tão intrínseca ao contemporâneo e à ausência das nacionalidades - basta aqui o olhar sem inocência do artista.

*** Biografia retirada do site do artista ***

Obras

DESTAQUES DO ARTISTA