Paulo Porcella

Paulo Porcella

Paulo Porcella, pintor e desenhista.

1936 - Passo Fundo - RS.

Formado pela Escola de Artes da UFRGS, Porto Alegre, fez aperfeiçoamento em pintura com Ado Malagoli em 1961. Desde 1962 participa de salões e coletivas, expôs individualmente em Porto Alegre, em inúmeras ocasiões, e em outras capitais. 

Detentor de diversas premiações,recebeu, em 1973, o prêmio Pedro Weingärtner no II Salão de Artes Visuais da UFRGS, com a pintura em grande formato Homenagem a um orixá. Foi professor no Instituto de Belas-Artes de Novo Hamburgo e no Atelier livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Dedicou-se um período ao paisagismo com muito acerto, onde captava de forma personalizada as olarias dos arredores de Porto Alegre. Atualmente seu motivo é a figura de manequins. 

Em 1994 expôs individualmente na Galeria Iberê Camargo, Usina do Gasômetro, Porto Alegre, e Galeria Alencastro Guimarães, comemorando trinta anos de pintura. Para José Luiz do Amaral: "Paulo Porcella é um pintor que conhece os segredos do seu fazer, o que lhe permitiu impor-se como artista e como professor" e mais adiante, "suas figuras podem talvez evocar no espectador a lembrança da desolação das paisagens, da opulência agressiva da carne crua e do sangue, ou mesmo a solidão e o drama humano tomado como enigma na relação entre manequins, armaduras e figuras femininas". 

É focalizado por Jacob Klintowitz em Versus: 10 anos de crítica de arte. Porcella vive e trabalha em Porto Alegre. Consta no Dicionário brasileiro de artistas plásticos, é citado em História geral da arte no Brasil, de Walter Zanini. Está catalogado no MARGS e seu nome completo é Paulo Magali de Mello Porcella. 

Este museu possui em seu acervo Desenho I e Magia dos Espaços,acrílico e vinil sobre tela, e O Ponto, tinta acrílica sobre tela. Paulo Porcella: em 1999 finalizou a pintura mural O caminho: uma visão renovada dos jesuítas, composta de oito estágios, para a UNISINOS, São Leopoldo, RS. E em fevereiro/março de 2000 participa do projeto ENARTS, em sua segunda edição da fase internacional, através de mostra coletiva em Santiago de Compostela, Espanha.

*** Biografia retirada do site Enciclopédia Itaú Cultural