Santiago

Santiago

 

 

Neltair Rebés Abreu conhecido como Santiago. Nasceu em Santiago do Boqueirão, no estado do Rio Grande do Sul, em 14 de setembro de 1950. Começou a desenhar antes mesmo de começar a estudar. Iniciou-se na arte da caricatura retratando humoristicamente os professores dos tempos de escola. Ainda em sua cidade, caricaturou prefeitos, vereadores e figuras locais.

Concluído o curso secundário em 1970, mudou-se para Porto Alegre em busca de trabalho e aprimoramento nos estudos. Trabalhou como desenhista técnico em indústria até 1973, quando ingressou no curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesta época, já participava de vários jornais estudantis como estreante no desenho de humor político. Em 1975, profissionalizou-se como ilustrador e chargista no jornal Folha da Tarde e como colaborador do jornal Correio do Povo. A partir de então, seus trabalhos também passaram a ilustrar jornais da imprensa alternativa, como Coojornal e Pasquim.

Santiago é o criador do Macanudo Taurino Fagunde, personagem baseado no gaúcho típico do pampa, que retrata os hábitos e a sociologia dos habitantes do campo no extremo sul do Brasil, tema recorrente em boa parte de sua obra. 
Dedica grande parte de seu trabalho ao que chama de “produto de exportação”, que são os desenhos feitos para mostras, concursos e publicações no exterior. Integra o grupo de cartunistas que é distribuído no mundo inteiro pela agência “Cartoonists & Writers Syndicate” de Nova Iorque.

Em 1994, a revista Witty World, voltada para profissionais do desenho humorístico, incluiu Santiago na lista dos 13 melhores do mundo no gênero “Gag Cartoon” (cartum de uma única cena), após uma pesquisa realizada entre os leitores-cartunistas. Seus vizinhos na lista são Quino, Sempé e Aragonés. Ao longo de sua carreira, o cartunista tem sido convidado a participar como jurado em diversos salões de humor no país inteiro.

*** Biografia retirada do site L&PM EDITORES

Obras

DESTAQUES DO ARTISTA