Ernesto Frederico Scheffel

Biografia scheffel

Ernesto Frederico Scheffel (Campo Bom8 de outubro de 1927 — Porto Alegre16 de julho de 2015) foi um pintorrestaurador e compositor brasileiro.

É descendente de imigrantes alemães, oriundos de Berghausen, na Vestfália. Aos oito anos de idade sua família mudou-se para o bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, onde recebeu as primeiras noções de pintura a óleo sobre madeira.

Em 1941 iniciou os estudos na Escola Técnica Parobé, como aluno interno e bolsista, e no Instituto de Belas Artes, em Porto Alegre, tendo sido aluno de João FahrionAngelo GuidoFernando CoronaJosé LutzenbergerJoão Cândido Canal e Benito Castañeda, entre outros. Em 1948 participou do II Salão Militar de Artes Plásticas, no Clube Militar do Rio de Janeiro, onde expôs 15 trabalhos.

Em 1950 viajou para o Rio de Janeiro, com bolsa de estudos por seis meses, mas acabou permanecendo por oito anos. Em 1958 ganhou o premio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Belas Artes. Em 1959, Scheffel viajou à Florença, na Itália. Quando retornou a Novo Hamburgo, teve problemas para trazer suas obras, por este motivo a prefeitura municipal instituiu em 4 de outubro de 1979, através do decreto legislativo 236/79, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, com autonomia jurídica e administrativa. Na fundação, suas obras estão em exposição permanente. O acervo é composto de 385 obras. 

Scheffel residiu na província de Lucca, a 118 quilômetros de Florença, na Itália. Morreu aos 87 anos, em Porto Alegre, em decorrência de um câncer de via biliar.

 

*** Retirada do Wikipedia ***