Lindonês

Lindonês “Maneka” Silveira

Lindonês da Silveira, o Maneka era, desde pequeno, um arteiro.
Mal sabia ele que era, também, um artista.

A arte sempre fez parte da vida deste gaúcho. Desde criança, cores e formas inspiravam as brincadeiras e desenvolvia a criatividade deste artista que sempre demonstrou potencial para a pintura e desenho.O tempo passou, e o que eram apenas brincadeiras de uma mente criativa acabou se transformando na paixão pela arte, e consequentemente, nas obras de sucesso do artista.

Inicialmente, ainda adolescente, Maneka reagia às influências ao seu redor de maneira visceral, misturando diversos materiais como cera, nanquim, guache, tintas para tecidos, entre outros. Ao começar a esculpir em madeira, seu trabalho passa a se destacar e o leva à sua primeira mostra e lhe rendendo o prêmio "Destaque Vôo Livre Artes Plásticas" em meados de 1991.

Ao explorar novos materiais para uso em suas obras - como areia, madeira, cascas e folhas de árvores, tecidos, PVC, vernizes, tinta e massa acrílica, plástica e resinas -, Maneka estabeleceu um estilo diversificado e característico, que é a base de seus trabalhos. Após estabelecer-se com uma gama de obras de qualidade, passou a expor nos mais diversos lugares, ultrapassando fronteiras e levando seu talento para além do RS, quebrando barreiras culturais e artísticas, que garantiram o sucesso de suas obras nos mais diversos pontos do país e do Mundo.

Séries como "Plantas Siderais""Mulheres" e "Motociclismo" mostram toda a versatilidade e talento nato e trouxe notoriedade e exposição nos mais diversos lugares, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Estados Unidos e Europa.

Suas influências e inspirações incluem artistas de diversas nacionalidades e estilos, como Philip HallawellMozart CoutoWatson PortelaAnders Moseholm, Christine ComymArtur BarrioLori Gene.

Seu mais recente trabalho, "Esquinas, cruzamentos e Encruzilhadas"traz toda a beleza e fascínio das paisagens de Caxias do Sul, vistas sob o olhar competente do artista, adicionando uma atmosfera onírica à locais comuns e revelando a beleza de um cotidiano cheio de cores e detalhes.