Nelson Jungbluth

Nelson Jungbluth

Nelson Jungbluth, pintor, gravador e publicitário gaúcho.

Taquara, RS - 1921

Porto Alegre, RS - 2008

Iniciou sua carreira em 1936 através de histórias em quadrinhos e, em 1939, trabalha profissionalmente para O Guri e Suplemento juvenil, no Rio de Janeiro. Seu desenho torna-se internacionalmente conhecido através da criação dos calendários da VARIG, e, em 1972, se destaca como o melhor do mundo em arte publicitária entre as companhias de aviação.

Pelas palavras de Cézar Prestes:

 “Como publicitário, ele conseguiu como ninguém reinterpretar as tradições gaúchas. Como artista, sensibilizou o meio publicitário para as artes visuais.” 

Sua primeira individual foi na Galeria do IAB em Porto Alegre, 1974, com apresentação assinada pelo escritor Josué Guimarães (seu amigo pessoal) que assim se referiu:”[…] Nelson só agora resolve enfrentar o público como pintor, mas temeroso da decisão, revestido de modéstia, vacilante quanto ao valor de sua obra. Desenhista excepcional, estilo muito seu, técnica segura. Nelson não precisa abrir caminho”.

Participou de mostras coletivas e salões com regularidade. Realizou exposições periodicamente em Porto Alegre, está representado no acervo do MARGS, Porto Alegre, com Iemanjá, óleo sobre tela.

Em 1993 realiza exposição de pinturas com Alice Brueggemann, na Galeria Mosaico. Participa também de "A arte vê a moda", exposição coletiva na Galeria Xico Stockinger, Casa de Cultura Mário Quintana.

Em 1997 expõe Reencontros, série de pinturas, Galeria Mosaico, Porto Alegre, tentativa de resgate da figura paterna. Inspirando-se em Alziro Jungbluth, fotógrafo na cidade de Rio Grande, RS, através do retoque, criou, de acordo com suas palavras, uma pintura monocromática “sem o contraste violento de cores”, conforme depoimento para o Jornal Zero Hora, em 7 de maio deste mesmo ano.

Faleceu em 05 de abril de 2008 em Porto Alegre.